Doença de Pele: Conheça a Escabiose

MARCELA ASSAD
do UNIVERSO FEMININO, em Brasília, (DF)

Escabiose é o nome de uma sarna, a pele produz pápulas avermelhada e muita coceira. Segundo especialistas, o tratamento é medicamentos próprios para a doença além de uma boa higiene pessoal. "A pessoa que tem sarna sente muita coceira principalmente à noite e nas regiões de dobras do corpo — por exemplo nas axilas, entre os dedos e nos punhos. Outras regiões que costumam coçar são as nádegas, em volta do umbigo, ao redor dos mamilos (nas mulheres) e ao redor dos genitais em homens. Nas crianças e nos idosos, é comum que a sarna atinja também couro cabeludo, palmas das mãos e plantas dos pés. Além da coceira, a sarna causa lesões pequenas avermelhadas, e o ato de coçar essas lesões pode ferir a pele, causando infecção que tem o nome de impetigo.", explica o médico dermatologista, Dr. Gilvan Alves.

Pele com escabiose.
Segundo o especialista, contatos direto com pessoas que tem escabiose pode ser contagioso. "Uma pessoa pega sarna pelo contato direto com outra pessoa doente, suas roupas ou seu colchão. Também é transmissível nas relações sexuais com outra pessoa contaminada. É comum que numa mesma casa mais de uma pessoa ou todas as pessoas tenham sarna ao mesmo tempo. Assim como também nas escolas, creches, nos hospitais e asilos, uma pessoa com sarna pode transmitir a doença para as outras pessoas com quem tem contato.", afirma o especialista.


Fique por Dentro

Segundo especialistas ouvidos pela reportagem, o acaro Sarcoptes Scabiei, responsável pela Escabiose ataca as áreas de preferência, os dedos das mãos e dos pés, nos punhos, nos cotovelos, nas axilas, em torno dos mamilos das mulheres, no pênis e bolsa escrotal, ao longo da linha da cintura e sobre a parte inferior das nádegas. Crianças recém-nascidas, bebes, a doença pode atingir a face da criança. 


O médico dermatologista, Gilvan Ferreira Alves,
explica sobre a Escabiose.
"Existem loções, cremes e pastas que são usadas, espalhando-os no corpo e deixando agir por um certo número de horas para eliminar o ácaro. Também podem ser usados comprimidos. O médico deve ser consultado para que ele indique o medicamento mais apropriado para cada caso. É preciso estar atento à diluição do medicamento e ao número de dias necessários para o tratamento. O uso incorreto dos medicamentos pode provocar a irritação da pele ou pode não ser suficiente para eliminar o ácaro, fazendo que depois de alguns dias volte a coceira e a doença. Se houver mais de uma pessoa com escabiose na mesma família ou na mesma escola ou creche, todas devem ser tratadas ao mesmo tempo para que não se pegue a sarna novamente.", explica o especialista Gilvan Alves.


Prevenção

- Evite contato com pessoas contaminadas.
- Evite dormir na mesma cama que a pessoa com escabiose.
- Evite usar a mesma roupa da pessoa com escabiose.
- Lave as roupas de banho com água quente (aproximadamente 55 graus)


Dr. Gilvan F. Alves
Ed. Vital Brasília SEP 710/910 Sul, 4º Andar, Brasília - DF - (61) 3244-1007

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon