Social Icons

terça-feira, 24 de maio de 2011

Os Sucos Artificiais: Fazem bem ou mal a Saúde?

do UNIVERSO FEMININO



Especialistas explicam sobre o Suco Artificial.



Se você gosta de se refrescar no dia a dia e sua alternativa é o Suco Artificial você esta cometendo um erro. Os Sucos artificiais, e refrigerantes são ricos em açucar. Alguns sucos artificiais podem até mesmo ser mais calóricos que refrigerantes.


''Assim como os refrigerantes, eles também utilizam adoçantes e edulcorantes, além de conterem baixo teor de suco e minerais como o fósforo, que inibe a absorção de nutrientes importantes para o organismo'', afirma a nutricionista, Teresa.





Teste: Marcas Reprovadas


Foram analisadas 12 marcas de sucos artificiais, cinco delas foram reprovadas no teste. Os critérios utilizados foram a indicação ou não da frase ‘não contém glúten’ no rótulo, a presença de aromatizantes e corantes, e a quantidade de açúcar dos produtos.


''Os corantes tartrazina e amaranto e o conservante benzoato de sódio podem causar reações alérgicas e até o aumento de distúrbios de atenção e hiperatividade infantil. Não é indicado transformar em hábito o consumo dessas bebidas. O ideal é que a criança beba sucos naturais, feitos em casa. Também é fundamental ficar atento aos rótulos. O suco do tipo néctar, por exemplo, tem muito açúcar. Esse excesso pode causar prisão de ventre, dificuldade de digestão e obesidade.'', afirma Vera Lúcia Barral, coordenadora da pesquisa.


Marcas Reprovadas:


ABACAXI MARAVILHA
Contém excesso de conservantes, como o benzoato de sódio. A empresa Sumo, responsável pela marca, afirmou que o produto está de acordo com a legislação imposta pela Anvisa. Segundo a empresa, os conservantes utilizados só fazem mal à saúde se a concentração estiver acima do que é permitido pelas normas.


DELVALLE FRUT
Composto pelos corantes amaranto, tartrazina e azul brilhante, além de adoçantes, que podem fazer mal às crianças. A Coca Cola, responsável pela bebida, informou que os ingredientes estão de acordo com a legislação e são seguros para uso nas quantidades utilizadas.


FRUTAS VERDES SKINKA
Utiliza benzoato de sódio e o corante tartrazina. Segundo a Schincariol, a bebida atende às normas da Anvisa. Em relação ao corante, a empresa afirma que está dentro dos limites máximos permitidos. A empresa ressalta que o produto também é oferecido em embalagem Tetra Pak, na qual não é utilizado nenhum tipo de conservante.


SUCO DE MANGA JANDAIA
Contém excesso de conservantes, como o benzoato de sódio. A Jandaia esclarece que o produto é fabricado de acordo com a legislação em vigor. A empresa discorda que os sucos prontos não sejam saudáveis.


MARACUJÁ CARREFOUR
Contém excesso de benzoato de sódio. O Carrefour informa que o suco é desenvolvido seguindo rigorosamente a legislação vigente no Brasil.


Conselho de Nutricionista


''Prefira o consumo natural, pois os industrializados passam por pasteurização que mata as enzimas. Os em pó são químicos e contêm muito açúcar e poucas vitaminas'', afirma Ana Paula, nutricionista.

Um comentário:

Para Segurança de nossas leitoras todos os comentários serão supervisionados antes de serem publicados.

Tire suas dúvidas, comente, mostre sua opinião.