Ultrassom das Mamas

FLÁVIA ZIMMERMANN
editora do Exames de Mulher, do Universo Feminino




Saiba tudo sobre o Ultrassom de Mama.



De acordo com a Dra. Sonia Garcia Pereira Cecatti, Pesquisadora da Fundacentro/MTE, É indiscutível a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama para garantir a terapêutica mais efetiva e maior sobrevida. O ultrassom de mama é um método de imagem que permite a avaliação da glândula mamária e detecção de lesões, mas que não deve ser utilizado como rastreamento.

Segundo a Dra., A mama é um órgão relativamente grande para ser examinado com minúcias pelo ultrassom, por isso, lesões muito pequenas podem passar despercebidas. No entanto, ele pode ser indicado como excelente complemento da mamografia para examinar com cuidado uma lesão duvidosa existente em determinada área da mama. Por outro lado, existem lesões que não aparecem na mamografia, mas aparecem no ultrassom. Por isso, ele deve ser pedido se alguma anormalidade for percebida em qualquer região da mama.

Em mamas densas à mamografia, o estudo pela ultrassonografia é indicado para pesquisa de eventuais nódulos sólidos ou cistos que não tenham sido individualizados. É indolor e dinâmico, além de não utilizar radiação.

Uma limitação frequentemente lembrada para a ultrassonografia é a sua incapacidade de detectar microcalcificações. Baseando-se nessa premissa alega-se que o método não tem capacidade de detectar tumor mínimo. O ultrassom de mama é recomendado para complementar o diagnóstico da mulher que já apresenta alguma lesão.

O desenvolvimento de equipamentos ultrassonográficos de alta resolução, associados ao Doppler colorido aumentaram a acuidade diagnóstica do ultrassom mamário e o transformaram em um dos principais métodos de diagnóstico das patologias mamárias. Esses equipamentos oermitem observar se o nódulo apresenta atividade sanguínea.

Persiste ainda, como fatores negativos e desvantajosos do ultrassom, a ausência de uma imagem global das mamas e a dificuldade de se interpretar estudos realizados em outros serviços, pois nem todos adotam a mesma técnica e também não documentam extensamente todas as posições examinadas, o que dificulta análise comparativa em longo prazo.

O ultrassom é muito útil para orientar punções, biópsias ou marcações pré-cirúrgicas de lesões não palpáveis.

A ultrassonografia das mamas não é método de rastreamento para câncer de mama. Deve ser considerada como um importante adjuvante em algumas condições. A mais freqüente e importante é a determinação pela ultrassonografia da composição de um nódulo detectado pela palpação ou pela mamografia.


Dúvidas Frequentes

O Que é um Ultrassom de Mamas?

A ultrassonografia é um exame não-invasivo que envolve a exposição de parte do corpo a ondas sonoras de alta freqüência para produzir imagens internas de um paciente. Os exames de ultra-som não utilizam radiação ionizante (como a usada nos raios X). Como as imagens de ultrassom são captadas em tempo real, elas podem mostrar a estrutura e o movimento dos órgãos internos do corpo, assim como a passagem do sangue no interior dos vasos sanguíneos. A ultrassonografia de mama produz imagens da estrutura interna da mama.

Qual é a preparação necessária?

Será solicitado que a paciente dispa a parte superior de suas vestes e coloque um avental apropriado.

O Que a paciente sente durante o procedimento?

A maioria dos exames é indolor, rápido e de fácil execução. Normalmente não há o desconforto da pressão que se faz enquanto o transdutor é pressionado contra a superfície a ser examinada.
Você pode ser convidada a mudar de posição durante o exame. Ao término do exame, o gel será removido da pele. Após o exame de ultrassom, a paciente poderá retomar suas atividades normais em poucas horas.

E Existe riscos?

Para o ultrassom diagnóstico habitual não existem efeitos danosos para os seres humanos.


Principio do Funcionamento

Para Fernanda Cristina Salvador Soares, Tecnóloga do Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP. Mestra em Tecnologia Nuclear, A ultrassonografia da mama possibilita identificar lesões que não podem ser visualizadas na mamografia, quando a mama é densa, e também permite distinguir se a lesão é sólida ou cística, por exemplo. Desta forma, este tipo de exame é visto como uma importante ferramenta de auxílio no diagnóstico de câncer de mama, além de ser um sistema de guia comum para biopsia percutânea e localização pré-operatória. Ao contrário da maioria dos exames de diagnóstico por imagem, a ultrassonografia é uma técnica que não emprega radiação ionizante para a formação da imagem. Ela utiliza ondas sonoras de freqüência acima do limite audível para o ser humano, que produzem imagens em tempo real de órgãos, tecidos e fluxo sanguíneo do corpo. O desenvolvimento desta técnica foi baseado nos sonares (SONAR - Sound Navigation and Ranging) utilizados para detectar submarinos na I Guerra Mundial. Um dos componentes mais importantes do equipamento de ultrassom é o transdutor, que tem a função de converter energia acústica em sinais elétricos e energia elétrica em energia acústica. Para isso, ele é construído com um cristal com propriedade piezoelétrica, ou seja, quando o sinal elétrico é aplicado no cristal, ele vibra, emitindo uma onda sonora para o meio e quando uma força é aplicada na face do cristal, uma carga elétrica é gerada, podendo ser detectada e amplificada, produzindo um sinal elétrico.

Qual sua opinião, Dúvida? Nossa equipe quer ver você comentando e participando. Conversion Conversion Emoticon Emoticon