.

Leia Agora
recent

Recém-Nascido: Algumas Dúvidas

Flávia Zimmermann




Tire todas as suas dúvidas sobre os recem nascidos.



O Universo Feminino responde algumas dúvidas sobre o seu recém-nascido.

Ele nasceu de olhos azuis, Vai ficar?

Ao princípio, os olhos escuros, sejam pretos ou castanhos, apresentam uma coloração azul acinzentada. Mas isso não quer dizer que o bebê tenha olhos azuis, apenas que o tom escuro ainda não se encontra definido. Por volta dos 6 meses terá a cor definitiva dos olhitos. No entanto, quando os olhos são definitivamente azuis, vê claramente desde o primeiro momento, e não há dúvidas a esse respeito.

Por que o recem-nascido quando ele chora treme o queixo?

Todos os bebês nascem com muitíssimos reflexos, que são movimentos involuntários. Alguns perduram para toda a vida, enquanto que outros vão desaparecendo à medida que a criança vai amadurecendo. Assim, há reflexos que desaparecem em poucas semanas e outros uns meses mais tarde. O fato de tremer o queixo quando chora é totalmente normal, e é um desses movimentos involuntários que vão desaparecendo com o tempo.

Quando ele espirra, esta resfriado?

Os recém-nascidos podem espirrar com frequência, mas isso não quer dizer que necessariamente estejam resfriados. O espirro é uma forma de limpar as fossas nasais de corpos estranhos, de limpar as secreções. Quando o bebê está resfriado tem uma clara secreção mucosa semilíquida: mas as mais duras que saem pelo nariz não se devem a um resfriado.

Ele boceja muito, e dorme bastante.

O bocejo é parte do processo neurológico maturativo da criança, e nem sempre implica que tenha sono. Muitas vezes é só uma forma de se espreguiçar.

O Choro sem Lágrimas

Durante as primeiras semanas de vida, os bebês choram sem lágrimas. Isto deve a que as glândulas lacrimais, que são as que "fabricam" as lágrimas, estão ainda pouco desenvolvidas. À medida que vão amadurecendo, começam a funcionar. Cerca do primeiro mês, já começam a aparecer as primeiras lagrimitas.

Os Soluços

O soluço é outro dos reflexos próprios do recém-nascido que desaparece só com o passar dos dias. Um ditado popular diz que com um susto o soluço desaparece. Isso deve-se ao facto do susto mudar a mecânica respiratória e o soluço desaparece. Mas nos bebés essa tática não funciona. O soluço desaparece sozinho, assim nem pensar em assustá-lo. Não serviria de nada, e o pobre bebé iria apenas levar um susto.

Passear

Do ponto de vista físico, o bebé pode sair a passear desde o primeiro dia. No entanto, de acordo com a sua adaptação, é aconselhável que durante o primeiro mês não faça passeios muito longos, e muito menos que durem todo o dia. Isto representará um benefício tanto para a mamã como para o bebê. Para o bebê, porque não esqueçamos que acaba de sair do útero, alheio às condições e estímulos do ambiente, e está se adaptando a um novo mundo, aos ruídos da casa, às luzes, aos horários.

Por isso, é conveniente também não ir a lugares onde haja muita gente, já que além disso correria o risco de contagiar-se com alguma doença viral. Para a mamãe, os passeios breves também são benéficos, dado que se encontra na etapa do puerpério: o seu corpo está voltando à normalidade e se cansa com facilidade. Por isso, ficar em casa ou nos arredores tranquilos durante períodos breves, será uma vantagem para ambos.
REDAÇÃO DO PORTAL UNIVERSO

REDAÇÃO DO PORTAL UNIVERSO

Tecnologia do Blogger.